Sustentabilidade-empresarial

Sustentabilidade empresarial em 2022, você sabe o que é?

Se você está se perguntando o que é sustentabilidade empresarial, quer aprender mais sobre esse conceito tão importante em 2022 ou quer saber como ele pode e deve melhorar o seu negócio, seja bem-vindo, você está no lugar certo.

Primeiramente, é necessário esclarecer que sustentabilidade empresarial não é necessariamente algo fixo e muito bem definido, mas sim, uma série de conceitos, objetivos e ações, que variam de acordo com cada realidade, mas que visam um mesmo objetivo: criar modelos de negócio ambientalmente responsáveis e sustentáveis a longo prazo.

Durante muito tempo havia uma percepção incorreta de que o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento sustentável caminhavam em sentidos opostos. 

Basicamente, para manter altos níveis de produtividade e gerar lucro, empresas e negócios deveriam deixar de lado a preocupação com o meio ambiente e com o impacto ambiental de suas ações.

O lucro, até pouco tempo atrás, não tinha nenhuma conexão com práticas sustentáveis ou com o impacto social e ambiental proveniente da sua execução.

Já faz algum tempo, porém, que esse conceito está mudando, hoje em dia, ações de desenvolvimento social, que visam o melhor aproveitamento de recursos naturais, a melhor qualidade de vida e a maior responsabilidade social por parte das empresas, são sim, uma excelente maneira de atrair investimentos, clientes e dinheiro para o seu negócio.

Ações sustentáveis e práticas de desenvolvimento não são simples

Quando falamos em desenvolvimento sustentável é muito fácil pensar em construir práticas e processos que permitam o funcionamento de uma empresa enquanto reduz o seu impacto ambiental.

Embora isso esteja correto, sustentabilidade empresarial e desenvolvimento sustentável vão muito além disso.

Tudo começa a partir da medição do real impacto, social e ambiental, pois empresas sustentáveis não são somente aquelas que reduzem seus impactos sócio-ambientais, mas sim aquelas que tomam responsabilidade por eles.

É fácil bater na tecla da redução do consumo de recursos naturais colocando uma postagem de painéis solares nas redes sociais dizendo que a empresa adotou a energia solar, por exemplo.

O que é difícil é realmente mapear toda a realidade de atuação e execução de um negócio e saber o real impacto das atividades no meio ambiente e como isso pode impactar as gerações futuras, tanto do negócio, como da sociedade onde ele opera e existe.

Práticas de sustentabilidade e o conceito de desenvolvimento sustentável não são somente energia limpa, gostar da natureza e pensar nas questões ambientais.

Sustentabilidade empresarial é pensar na empresa como um pilar social, um agente de impacto positivo, um mecanismo de transformação e encontrar uma maneira simples  de alinhar as políticas internas da empresa com as políticas sustentáveis exigidas e necessitadas pela sociedade.

É claro que o conceito de desenvolvimento sustentável também engloba produzir de maneira consciente, aplicar a redução dos custos de produção de acordo com as exigências do mercado e o desenvolvimento de atitudes éticas de gestão, mas não é só isso.

É preciso enxergar sustentabilidade ambiental e sustentabilidade corporativa como duas faces da mesma moeda, duas forças somatórias, intrínsecas uma à outra.

A Palavra sustentabilidade deve ser pensada sim, de acordo com cada setor, mas a sua aplicação real só ocorre de maneira global, no grande cenário.

Só existe sustentável e não sustentável e, por isso, é necessário saber exatamente qual é a realidade atual, qual é a realidade desejada e como chegar até lá.

Pense na redução do consumo de papel, na redução do consumo de energia ou na coleta seletiva, por exemplo.

Por mais que uma outra instituição adote práticas rigorosas para controlar e avançar nesses pontos, se não houver um esforço majoritário de todos os agentes envolvidos, não se alcançará a sustentabilidade de fato, por mais que haja esforço de uma parte ou outra. 

A sustentabilidade empresarial pode alavancar o seu negócio

E isso tudo é muito importante de esclarecer porque no final das contas há uma verdade: empresas sustentáveis, com um conceito de sustentabilidade bem definido e aplicado, têm uma vantagem competitiva no mercado Brasileiro atual.

Não é à toa que a Bolsa de Valores de São Paulo tem uma carteira de ações específica baseada no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3).

A compra de ações de empresas de capital aberto que praticam a atuação sustentável está em alta, pois o mercado de atuação em geral anda vendo essas práticas com bons olhos, olhos que enxergam além, para as futuras gerações.

Mesmo pequenas empresas, mas que cultivam a adoção de práticas de consumo sustentável, estão tendo a preferência dos consumidores brasileiros na hora da compra.

A adoção de políticas de crescimento sustentável é a preocupação de praticamente todos os boards de gestão ambiental do país.

Ou seja, gerir uma empresa de maneira sustentável, ter responsabilidade socioambiental, é, hoje, uma maneira de agregar valor a qualquer modelo de negócio, seja ele em bolsas de valores ou não.

Vamos falar mais sobre práticas sustentáveis e ações sustentáveis?

Quer saber mais sobre o conceito de sustentabilidade aplicado para empresas, investimentos ESG ou outro assunto relevante a este artigo? Se inscreva na nossa Newsletter para receber mais publicações como essa direto no seu e-mail!

Assine a newsletter

I.Co.Owner