O que é ESG
ESG, que vem da sigla em inglês para Environmental (ambiental), Social (social) e Governance (governança), é um conjunto de normativas utilizadas para medir o impacto ambiental, social e político-governamental de uma empresa.
É através do ESG, que é possível entender qual é o tamanho do impacto que uma empresa tem dentro da realidade onde opera e quão engajada ela está em melhorar seus aspectos socioambientais.
I.Co.Owner. SupportivePlace busca promover o encontro entre ODS e ESG, fazendo com que pessoas, empresas e instituições invistam seu tempo e seus recursos em causas e ações que condizem com suas convicções e expectativas.
Environmental
Traduzido livremente para Ambiental, o quesito Environmental é o conjunto de medidores e balizadores ambientais, ou seja, um termômetro do comprometimento e engajamento da instituição quanto às causas e os objetivos ambientais globais e locais de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
O Environmental é, antes de tudo, uma consciência ambiental voltada para ações que fazem a diferença é indispensável para um futuro melhor e sustentável.
Social
Social, que utiliza a mesma terminologia em português e inglês, é a parte do ESG que foca nas questões e causas sociais. É através dos marcadores e objetivos do Social que sabemos qual o impacto social que é derivado das atividades e ações de uma empresa ou OSC, por exemplo.
O objetivo das ações de Social é gerar Impactos sociais positivos através de agentes de mudança, que orientam o caminho para a produtividade social com ações relevantes e que realmente fazem o bem.
Governance
Governance, que significa Governança, tem como objetivo avaliar o efeito das ações das instituições relacionadas às questões políticas e governamentais. Ações duradouras e valiosas devem migrar para o cunho legal e ter o devido suporte legislativo para realmente trazer as mudanças necessárias.
O Governance, também reflete a eficácia das métricas ambientais e sociais, ajudando os investidores a entenderem o relacionamento corporativo com a sua comunidade, equilibrando a dependência de recursos naturais e as causas de impacto social.